Atelier de educação artística
A educação artística e cultural é uma extensão evidente da atividade artística de Dagson Silva. O artista considera o espaço do ateliê como um lugar ideal para a construção e produção a partir do encontro com os participantes dos ateliês, suas singularidades, sua subjetividade, seus conhecimentos e seus saberes e fazeres. As atividades que Dagson Silva realizada em seus ateliês não se estabelece em uma dinâmica de transmissão de conhecimento, mas sim em um processo de produção de conhecimentos a partir das experiências e trajetórias do artista e dos participantes.
A realização de projetos de educação artística é uma prática que Dagson Silva vem realizando e construindo ao longo de vários anos. O artista desenvolveu sua prática e metodologia em diversos programas de formação artística e cultural. Dentre estes podemos citar o Programa Arena da Cultura (Escola livre de arte) da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. Este programa tem reconhecimento internacional graças ao prêmio recebido em 2014 pela comissão CGLU (Cidades e Governos Locais Unidos) em particular por sua atenção dada aos direitos culturais dos indivíduos. Além desta experiência, o artista atuou na realização de oficinas e projetos de intervenções socioculturais no programa de prevenção à criminalidade “Fica Vivo” da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais. Programa citado pela ONU como referência na prevenção da violência e na redução dos conflitos sociais. Outra experiência de Dagson foi no Programa Escola Integrada da Secretaria Municipal de Educação, onde o artista atuou juntamente ao grupo de coordenação para a realização de intervenções artísticas urbanas com alunos de escolas municipais de Belo Horizonte.
Hoje em dia, Dagson Silva explora sua experiência em educação artística com projetos de residências artísticas em diversos territórios, tendo a participação de habitantes como um eixo no desenvolvimento de processos de criações. Nestas atividades de criação coletiva em ateliês, Dagson Silva trabalha a partir de sua prática artística para enriquecer processos criativos a partir das especificidades culturais dos participantes, crianças ou adultos.
